quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desafio

ritmo daquele diodo emissor de luz (LED) que acende tão bonitinho?

Pois então, eu também já tive essa vontade, antigamente eu queria fazer uma fileira de lâmpadas acender no mesmo ritmo do VU de LEDs que existia no meu aparelho de som, que diga-se de passagem, aparelho de som para mim só era bom se tivesse aqueles efeitos luminosos que acendiam e apagavam de acordo com a música.

Mas onde está a coragem para fazer? Mexer nessas coisas pode queimar o aparelho de som, principalmente quando não se sabe onde mexer.

Nos meus tempos de criança gostaria que tivessem disponíveis tantas informações como existem atualmente, como não existiam, as coisas demoraram mais para acontecer, mas aconteceram.

O circuito proposto na figura abaixo tem como função acender uma lâmpada de acordo com o sinal positivo de uma fonte, obviamente que foi previsto a partir de um diodo emissor de luz (LED), onde o único risco é o de soldar um par de fios nos terminais de um LED no aparelho onde tem um LED e é desejado aproveitar o sinal dele para acender uma lâmpada, como aviso ou por puro prazer de ver acender de acordo com o acender e apagar.

Trata-se de um acoplador óptico tendo como base um CI 4N25, os pinos 1 e 2 são do LED interno, os pinos 4 e 5 são emissor e coletor respectivamente, os pinos 3 e 5 não são conectados, ou seja, não tem aplicação.

RX determina a corrente que vai passar pelo LED interno do CI 4N25, para monitorar fontes de 220 volts, o resistor é de 180K x 1/8 de watt, note que nesse caso não importa a polaridade de ligação dos fios, para ligar diretamente em paralelo com outro LED o resistor RX pode ter em torno de 1K ohms, e nesse caso deve ser observado a posição dos fios, existe uma variedade de coisas que podem ser feitas tendo como base o acoplador óptico.

RL é um resistor limitador de corrente, mas na ausência de corrente ele força a porta (Gate) do SCR ao corte, e assim a lâmpada não acenderá.

Com o LED interno do 4N25 aceso, o foto-transistor interno age como um transistor sendo polarizado para deixar passar corrente, então, uma parte da corrente que vem de uma fonte auxiliar passa pelo foto-transistor e pelo diodo 1N4148 e vai para o Gate do SCR.

Com a porta do SCR polarizada, a chave interna do SCR se fecha e deixa passar a corrente que acende a lâmpada, que pode ser de 100 watts, o SCR suporta até 400 watts, mas será preciso colocar ele num dissipador de calor, caso contrário ele se queima.

A tensão de potência, ou seja, aquela que acende a lâmpada pode ser de 110 ou 220 volts, obviamente que a lâmpada é escolhida em função da tensão, vale lembrar que a lâmpada acende com a metade do brilho total, pelo fato do SCR deixar passar apenas a metade dos ciclos, mas isso tem suas vantagens, uma lâmpada ligada num circuito desses nunca vai se queimar.

Sobre o resistor de 2K2 que é de 1/8 de watt, ele tem a função de forçar a porta do SCR em estado negativo quando houver ausência de controle por parte do 4N25.

www.nei.com.br - Informação Industrial Completa, Atualizada e Confiável


Bom pessoal gostaria que você conhecesse esse sate é uma da minhas principal fontes de pesquisa de industrial, Nesse sate vocês irão encontra de tudo desde de pequenas a grande marcas mundiais.

                                               http://www.nei.com.br/
                                        

Tacômetro digital portátil

 

mede por contato ou mira a Laser

Abril/2011
Identifica o número de rotações por minuto em motores, roldanas, eixos e engrenagens, além da velocidade de superfície em esteiras e similares. O TD-713 é capaz de realizar medições por contato de 2,5 a 19,999 rpm ou através de mira a Laser de 2,5 a 99,999 rpm à distância de até 50 cm e velocidade de superfície de 0,05 a 1999,9 rpm.

Instrutherm Instrums. de Medição Ltda.

Kit rádio

 

 

trabalha com 2.4 GHz

Abril/2011
Reúne equipamentos e materiais necessários para estabelecer a comunicação serial entre dois pontos em chão de fábrica. O kit rádio Enlace 2.4 GHz oferece padrão de comunicação em RS-232 ou RS-485. A velocidade de comunicação admitida é de 1.200 a 115.200 bps e o alcance do enlace de até 500 m se houver visada entre os dois pontos. Usa-se, por exemplo, na comunicação entre CLPs.

Alfacomp Automação Indl. Ltda.

sábado, 23 de abril de 2011

Monitoramento de válvulas

opera via rede

Abril/2011
Destina-se ao controle e monitoramento de válvulas on/off rotativas em rede. O equipamento, parte da série Algnet-3000, utiliza protocolos de comunicação AS-I, DeviceNet, Fieldbus Foundation ou Modbus. O projeto está disponível com bobina da válvula solenoide e placa com o protocolo de comunicação dentro da caixa. Para mais informações

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Profissional em Eletrônica


                               Jutair Santos  da Conceição
 
 
Rua Irecê nº. 01, Ficam 2
CEP. 42.800-120 – Camaçari-BA
Contato: (71) 3623-5421
e-mail: Jutairf3@yahoo.com.br
Idade 26 anos 
 
Objetivo
 
Atuar na área de operador de processos industriais / Eletricista de manutenção industrial/ instrumentista
 
 
Formação Acadêmica
 
Curso Técnico em Eletrônica
   EEEMBA Escola De Engenharia Eletro-mecânica da Bahia
 Com registro no Crea N° 68261
 
Experiência Profissional
 
Continental Do Brasil Produtos Automotivos LTDA
   Período: 54 meses.
   Função: Operador de Vulcanizador
   Função: Operador de Construção
  
 
 
Formação Complementar
  
Curso instrumentista de manutenção
   CETEC Centro De Estudos técnicos e Profissionalizantes
Camaçari-BA
   
Curso NR10
SENAI-CIMATEC Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial– Salvador-BA
 
operador de empilhadeira eletrica 
SENAI- Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial– camaçari-BA
 
operador de processo produtivos 
CETEB Centro De Ensino tecnologico Da Bahia– Camaçari-BA
 
Curso Eletricista de ligação e corte
SENAI-CIMATEC Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial– Salvador-BA
 
CNH-B
 
Eletricista de manutenção industrial
  SENAI-CIMATEC Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial– Salvador –BA
 
ü       Eletricista predial
ü       Comandos elétricos
ü       PLC - Controlador lógico programável
ü       Leitura e interpretação de esquema elétricos

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luzes de Advertência de Obstáculos


Mais uma grande novidade na industria que vem substituindo aos poucos as luzes de advertências incandescente, São as luzes a LED que consome bem mesmo que as lâmpadas comuns e trabalham em faixa de tensão de 9 a 24 Vcc, Essa novidade pode se vista também em estacionamento de veículos nas industria também pode se vista em empilhadeiras e maquinas com parte móvel, Vejam uma pequena especificação  de uma dessas lâmpadas. 


possui 100 LEDs e dupla função
Com 16 cm de diâmetro e 12,8 cm de altura, a luz de advertência possibilita dois modos de sinalização, funcionando tanto como luz rotativa quanto flash duplo. Possui cem LEDs de alto brilho e lentes de acrílico canelado. Está disponível nos modelos DNI 4080 e 4081, de 12 V/0,9 A, e DNI 4085 e 4086, de 24 V/0,9 A, nas cores âmbar e vermelha. Destina-se a indústrias, comércio e estacionamentos, bem como a máquinas, caminhões, guinchos, betoneiras e navios, entre outros.