quarta-feira, 2 de maio de 2012

Perda ou roubo de celular



Para se prevenir no caso de roubo ou furto de celulares, uma informação importante que não é muito divulgada pelas operadoras de telefonia móvel, mas que se todos adotassem diminuiria muito o interesse de ladrões por esse tipo de roubo ou furto:

Há uma forma de bloquear seu aparelho definitivamente em caso de extravio, telefonando para a operadora e fornecendo o número de série (IMEI) do aparelho roubado.

Todo aparelho celular possui um código de identificação IMEI (International Equipment Indentify), composto por quinze dígitos. Para obter este código do seu telefone Celular (GSM), digite:

*#06#

Aparecerá no visor um código de 15 algarismos. Esse código é único, cada aparelho possui o seu. Anote este código e guarde em local seguro. No caso de roubo ou furto de seu aparelho GSM, telefone para a operadora e informe o código, munido de seus dados pessoais e nota fiscal. O aparelho ficará bloqueado em definitivo, não podendo mais ser utilizado ou desbloqueado, mesmo que a pessoa que o roubou mude o chip.

Atenção, uma vez que o celular seja bloqueado pelo número do IMEI ele não funcionará mais e não poderá ser reabilitado. Assim, somente bloqueie se realmente tiver certeza de que foi roubado, pois se o encontrar depois não será possível reabilitá-lo.

Bloqueando o IMEI (numero de serie) do aparelho na rede, o aparelho vai deixar de funcionar com qualquer chip. Vai aparecer "SIM Card Registration Error" se o celular for Nokia, ou coisas semelhantes. O aparelho se torna um peso de papel para o ladrão.

É uma forma de diminuir a incidência de furtos ou roubos de aparelhos celulares, uma vez que atinge diretamente sua utilização por terceiros, tornando-o menos atrativo.

Mas não confunda bloqueio de IMEI com bloqueio de operadora (SIM Lock). O bloqueio de operadora (SIM Lock) impede o uso de cartões de outras operadoras. O bloqueio de IMEI trava o celular em qualquer rede GSM.

Remover SIM Lock não é ilegal e geralmente não causa a perda de garantia do aparelho, exceto nos casos onde envolver atualização de software. Depois de efetuar o desbloqueio de SIM Lock você poderá usar qualquer SIM Card de qualquer operadora. Já mudar o número IMEI é totalmente ilegal.

Divulguem por gentileza esta informação, anotem previamente o número de IMEI de seu aparelho celular e obrigado pela visita.